| CRÍTICAS | Ela é Fácil

Foi com Ela É Fácil que Emma Stone se tornou Emma Stone, ou seja, que se tornou na nova namoradinha da América, capaz de ser tanto a namorada do Homem-Aranha quanto a vencedora de Oscares, em vez de ser apenas mais uma simples cara bonita destinada a teen movies patetas e seus quejandos. O que não deixa de ser irónico tendo em conta que Ela é Fácil é… um teen movie.

No entanto, não é um teen movie qualquer. Ou, pelo menos, tem pretensões em não ser apenas mais uma comédia de adolescentes com as hormonas aos saltos e cheio de humor escatológico. O seu legado é bem claro: os teen movies dos anos 80, especialmente os de John Hughes, devidamente homenageados com cenas de Namorada Aluga-se, O Rei dos Gazeteiros ou O Clube, e inclusive com uma montage de alguns momentos destes (e outros) títulos.

Além disso, o argumento é uma variação contemporânea de A Mulher Marcada (mas a versão original, não o remake com a Demi Moore que até o próprio filme goza): uma jovem poupo popular do liceu (a própria Emma Stone) mente sobre a sua virgindade e mentira começa a ganhar proporções cada vez maiores, até ela perde o controle da coisa. Pelo meio há a melhor amiga que se sente traída (Aly Michalka), rapazes que são antigas paixões platónicas (Penn Badgley), miúdas do clube cristão da escola (Amanda Bynes), professoras com clamídia (Lisa Kudrow) e professores cool (Thomas Haden Church) e dois pais divertidos (Stanley Tucci e Patricia Clarkson).

Além de todas estas boas referências, o filme tenta ainda abordar um tema tabu de forma descontraída e com uma costela feminista – o corpo é meu e eu faço o que entendo dele, ninguém tem nada com isso. Mas Ela é Fácil não consegue escapar à sua própria armadilha e cai ele próprio numa atitude condescendente e paternalista: não faz mal pinares com quem quiseres, mas se o fizeres és uma putinha na mesma. É fácil reconhecer que Ela é Fácil está cheio de boas intenções, mas sabem o que também está cheio delas? O inferno. E os Happy Meals. Que são quase a mesma coisa.

Título: Easy A
Realizador: Will Gluck
Ano: 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *