| CRÍTICAS | Calibre

O Sting é um tipo sensaborão, mas que tem em I Hung my Head um daqueles temaços que ficam para a história (se bem que ele só se transcende verdadeiramente quando o Johnny Cash pegou nele). E Calibre, produção britânica do Netflix, perde a oportunidade perfeita de o ter na banda-sonora, uma vez que a canção parece a sinopse do próprio filme.

Para quem nunca escutou esse tema (façam-no, já!), aqui fica um resumo condensado de Calibre. Vaughn (Jack Lowden) e Marcus (Martin McCann) tiram um fim-de-semana de amigos (até porque o segundo vai ser pai e depois acabam as rambóias) e vão caçar para as profundezas do País de Gales. Mas um tiro em falso acaba por fazer uma baixa casual involuntária que os amigos, numa reacção instintiva, vão tentar esconder.

Calibre é então a história da queda de dois amigos num buraco, no qual se vão enterrar cada vez mais à medida que tentam escapar. É que, quando mais tentam sair, mais escavam e mais fundo ficam. E nesta comparação, o buraco pode também servir de metáfora à (falta de) moral e aos escrúpulos. E que, acreditem, já partes em Calibre bem amorais. Felizmente, o realizador Matt Palmer tem o bom-senso de se ficar mais pela sugestão do que pelo grafismo, até porque é sabido que a primeira perturba bem mais do que o segundo.

Tal como Fim-de-semana Alucinante, temos em Calibre dois amigos da cidade perdidos na selvajaria do campo. E, tal como filme de John Boorman, os dois amigos vão aprender duas lições valiosas, mas da pior forma. A primeira é que, quando estamos em apuros no meio da natureza os nossos instintos mais primitivos vêm ao de cima, para garantir a sobrevivência a qualquer custo. E a segunda é que os saloios são gente bem perigosa. Por isso, nunca, mas mesmo nunca, chateiem um saloio.

Com um argumento sólido e uma realização sóbria, com aquele naturalismo muito britânica que tanto funciona nos filmes de época de prestígio como num filme de vingança como Vingança Redentora, Calibre é o regresso dos bons filmes ao Netflix. Depois dos desastres de The Ritual e, sobretudo, Tau, eis um belo McRoyal Deluxe para desenjoar.Título: Calibre
Realizador: Matt Palmer
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *