| CRÍTICAS | Um Ajuste de Contas

Desde que deixou a política e regressou ao cinema que Arnold Schwarzenegger tem andado um pouco perdido, incapaz de perceber qual o seu lugar nos filmes de hoje. Basicamente, já tentou um pouco de tudo: procurou retomar os filmes de acção musculados iguais aos que fazia antes de ser governador (olá O Último Desafio), experimentou navegar a onda da nostalgia um pouco à boleia de Stallone (como estás, Plano de Fuga?) e tentou o cinema independente (aquele abraço, Maggie). Só lhe falta mesmo tentar fazer… filme bom.

Um Ajuste de Contas, tal como Maggie, é Arnie num registo diferente e exclusivamente dramático. O que não é definitivamente para ele! Baseado num caso real, Um Ajuste de Contas é a história de duas pessoas envolvidas num desastre aéreo que vitimou os passageiros de dois voos comerciais: Arnold Schwarzenegger é o viúvo de uma das famílias que ia num dos aviões e Scott McNairy é o controlador aéreo de serviço no momento fatídico.


É fácil perceber onde é que Um Ajuste de Contas vai chegar, até porque tradução portuguesa não é nada subtil (como de costume). Por isso, o interesse é perceber como é que o realizador Elliott Lester iria abordar os temas do luto, da culpa e da vingança. Infelizmente, Lester limita-se a cumprir calendário e a seguir o caderno de encargos sem grande mestria, pegando pela rama no sofrimento daqueles homens e tentando compensar as falhas com uns planos pseudo-poéticos de céus riscados por aviões. É como se ele não estivesse tanto a filmar um drama, mas antes a ideia de um drama.

Sem grande argumento para explorar, Arnie limita-se a deambular de um lado para o outro com cara de grande sofrimento, enquanto McNairy tenta fazer uma omelete com poucos ovos. No final, ficam os ovos todos partidos, a loiça suja e nós sem nada para comer na mesma. E com este Cheeseburger, Arnie consegue um novo marco na carreira: o seu primeiro straight-to-video.

Título: Aftermath
Realizador: Elliott Lester
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *