| CRÍTICAS | The Dirt

Mas afinal de contas, who the fuck is Mötley Crüe? É que se chegasse à Terra uma nave cheia de extraterrestres e fossem ver o The Dirt, o biopic da Netflix sobre a banda de Vince Neil, Nikki Six, Tommy Lee e Mck Mars (quem?), eles iriam ficar com a ideia de que os Mötley Crüe tinham algum lugar de relevância na história do rock’n’roll. Plot twist: não têm!

Os Mötley Crüe foram uma das bandas mais visíveis de um dos grandes flagelos do rock – o hair-rock, o género em que descambou o glam-rock dos late 70s e que retirou a parte do rock da equação, sexo, drogas e rock’n’roll, para realçar ainda mais os outros dois factores. Felizmente, a seguir veio o grunge, que surgiu para acabar com as merdas que estavam a tornar-se mais importantes que a própria música, num processo ironicamente semelhante ao do próprio glam-rock, que também foi ele mesmo uma reacção aos excessos do prog-rock.

Feito este aparte, vamos lá então ao filme. The Dirt adapta ao ecrã a biografia oficial da banda, assinada pelos quatro membros originais, desde que se formaram até à reforma, em 2015 (que, aposto, não será definitiva). No entanto, pouco tem a dizer sobre os homens por detrás de temas como Shout out the devil. The Dirt é apenas sobre os excessos, as badalhoquices e as perversões, tudo filmado como se fosse muita fixe e inconsequente. É como O Lobo de Wall Street, em que tiramos a droga em barda, o dinheiro e os anões e não fica muito para contar.

Há, por isso, muita droga, quartos de hotel destruídos, sexo e, claro, o famoso episódio com Ozzy Osborne, em que este snifou uma linha de formigas e bebeu o seu mijo. O próprio não confirma, mas também não desmente. Não se lembra, o que não quer dizer que não possa ter acontecido… Pelo meio, existem os dramas e as tragédias – a infância disfuncional de Nikki Six, o acidente de viação de Vince Neil que vitimou o vocalista dos Hanoi Rock, a doença de Mick Mars… -, mas são tudo simples vinhetas, colocadas de forma rápida entre as cenas de farra. Porque o que interessa é o hedonismo do rock’n’roll.

The Dirt não podia ser assim mais em consonância com o que são os Mötley Crüe. Muita palhaçada e pouca essência. Por vezes, até podem ser engraçados com uns copos a mais, mas ninguém de livre vontade vai comprar e pôr a rodar um disco deles. Assim como ninguém vai jantar fora e escolhe um Double Cheeseburger, porque é mesmo isso que está a apetecer.

Título: The Dirt
Realizador: Jeff Tremaine
Ano: 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *