| CRÍTICAS | Os Hippies

Quando foi homenageado no MotelX, em Lisboa, Roger Corman mencionou várias vezes Os Hippies, filme pelo qual diz ter particular carinho. Vêmo-lo hoje, todos estes anos depois, e percebemos que não envelheceu nada mal. E, juntamente com A Rapariga da Motocicleta, podemos dizer que antecipou a contra-cultura. É que tem Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson a falar de trips de ácidos dois anos antes de Easy Rider.

Jack Nicholson escreveu o argumento, influenciado pelas suas experiências com alucinogénicos e o seu divórcio, Peter Fonda estrelou e Dennis Hopper aparece lá pelo meio. Todos eles, juntamente com Roger Corman (este, pelo menos, diz que essa foi a única vez), experimentaram LSD para saberem como era tripar com ácidos. Só Bruce Dern se manteve sóbrio o tempo todo, fiel à sua mentalidade anti-drogas.

Peter Fonda é então um realizador de publicidade, a braços com um divórcio, que decide ter uma experiência com ácidos por acreditar que o pode ajudar a encontrar-se consigo próprio. Vai para casa de Bruce Dern, que lhe arranja a pastilha e lhe proporciona um ambiente seguro para tripar. Mas Fonda vai acabar por fugir e ter uma experiência mais… libertadora.

Os Hippies (imaginativa tradução portuguesa) não tem propriamente um argumento. Peter Fonda limita-se a saltar de alucinação em alucinação, em cenas que incluem sword and sorcery (com anões e os adereços da trilogia do Poe, que Corman ainda devia ter para lá guardados) ou circos mais ou menos alternativos. Outras cenas são exclusivamente psicadélicas, com caleidoscópios, luzes e efeitos, a tentar recriar de forma analógica uma trip. E, pelo meio, vão havendo luzes que (podem ou não) remeter para uma crítica ao Vietname, à situação política norte-americana ao flower power e, claro, a antecipar a contra-cultura que estava ali mesmo a explodir.

Os Hippies é um filme que, a cada visualização, permite encontrar novos significados e mensagens ocultas. Alguns deles nem sequer estão lá, tudo depende da nossa abertura e disponibilidade, para nos limitarmos ao simples acto de ver e ouvir. Os Hippies é uma verdadeira trip, como o título original indica e como Corman pretendia. O seu carinho particular por este McBacon – filme de culto sobre a cultura psicadélica dos anos 60 – é bem justificado.

Título: The Trip
Realizador: Roger Corman
Ano: 1967

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *