| CRÍTICAS | Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga

Will Ferrell é um pateta feliz de Hollywood que, um pouco como Adam Sandler, é difícil de perceber o pouco de bom que faz porque se atasca em demasiado lixo todos os anos. Por isso, arriscar e decidir ir ver um filme seu é quase um auto de fé, porque a probabilidade mais alta é que nos venhamos a arrepender.

Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga, como o próprio nome indica, é uma prova de amor de Will Ferrell ao festival da canção, o que pode parecer um pouco estranho vindo de um norte-americano. No entanto, Farrell é casado com uma sueca e isso fez com que percebesse o encanto muito especial que o festival tem para os europeus. Pelo menos para alguns. Ou para a maioria dos portugueses após a vitória do Salvador Sobral, já que antes disso a indiferença era mais do que nunca.

Os Fire Saga são então um duo islandês que, por várias cambalhotas do destino, acabam por se tornarem no representante da Islândia na próxima edição da Eurovisão. Ele, Lars (Will Ferrell), é um homem de meia-idade que continua a viver o sonho de um dia participar (e vencer) no festival, desde que os Abba lhe salvaram a vida num determinado dia de 1974; e ela, Sigrit (Rachel McAdams), tem uma paixoneta por Lars e admira a sua tenacidade.

Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga é assim a previsível saga do duo durante o festival, ao mesmo tempo que o casal assume por fim a sua paixão, Lars consegue superar o trauma de não deixar o pai (Pierce Brosnan) orgulhoso e Sigrit cumpre a sua vocação como cantora. Não é uma sátira pateta ao festival, mas antes uma bonita (e lamechas) homenagem, que o utiliza para mais uma variação dos signos da comédia romântica.

O realizador David Dobkin utiliza a sua experiência nos videoclipes para montar dois ou três momentos musicais com graça (muito eurotrash), Ferrell consegue captar bem o folclore escandinavo (incluindo os elfos e os viquingues), Salvador Sobral volta a deixar os portugueses todos orgulhosos com uma cena a cantar na rua e há um medley com vários vencedores da Eurovisão a fazerem de si próprios. Não é que seja propriamente valente, mas Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga, ao menos, não envergonha. Pode ter momentos nhónhó, mas o Cheeseburger marcha num instante.

Título: Eurovision Song Contest – The Story of Fire Saga
Realizador: David Dobkin
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *