| CRÍTICAS | Martin Eden

O gesto mais arriscado de Martin Eden foi a de transportar a história do romance original de Jack London para a Itália do início do século passado (se bem que a realidade temporal é sempre meio indefinida), mudando-lhe completamente o contexto. No entanto, consciente ou inconscientemente, a coisa até funciona melhor do que a encomenda, uma vez que acaba por funcionar como janela para o fascismo por vir do Mussolini, enquanto que a Nápoles pobre, suja e pouco instruída (no fundo, os feios, porcos e maus de Ettore Scola) acaba por ser o berço perfeito para a personagem de ideais de Martin Eden.

Eden (excelente Luca Marinelli) não é uma personagem fácil, cheia de camadas de interpretação. É um jovem espadaúdo que trabalha como embarcado, proveniente da classe baixa de Nápoles, que o destino cruza com a jovem Elena (Jessica Cressy), uma burguesa de uma família abastada. É a habitual história de amor entre o pobre e a rica, mas que aqui serve para despoletar algo mais do que o romance.

Elena vai abrir em Martin Eden o desejo pela educação e pela cultura, tornando-o num leitor ávido, depois num aspirante a escritor e, finalmente, num autor de sucesso. Martin Eden é assim um épico de ideias, muito iconoclasta, sobre socialismo, comunismo e burguesia, educação e pobreza, trabalho e ócio, ao longo da vida de Martin Eden, numa ascensão dos bairros de lata napolitanos até aos píncaros da Academia.

É fácil de ver que esta é uma guitarra exigente, para a qual Pietro Marcello não tem, por vezes, unhas para a segurar. Se do ponto de vista formal, Martin Eden é um retrato de época muito interessante, escapando sempre para as margens do neo-realismo, essa tradição tão italiana, filmado em 16 milímetros e com muitas imagens de arquivo tresmalhadas pelo meio, que lhe dão um ar de um certo primitivismo, do ponto de vista temático Marcello não consegue manter sempre o mesmo nível de envolvimento, vacilando sobretudo no terceiro acto.

Martin Eden é uma viagem atribulada, mas que apesar dos vários percalços, consegue cruzar a linha da meta sem mazelas de maior. É certo que só leva para casa um Happy Meal de prémio, mas é uma demanda muito ambiciosa de Pietro Marcello, que, quando falha, ao menos não é por falta de ambição.

Título: Martin Eden
Realizador: Pietro Marcello
Ano: 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *