| CRÍTICAS | An American Pickle

Imaginem uma mistura entre o Capitão América e o Pickle Rick e, voilá, eis An American Pickle. Mas… como assim?, perguntam vocês?
Imaginem que o Capitão América, em vez de ser um super-soldado, era um emigrante polaco acabado de chegar aos Estados Unidos no início do século passado e que caía num tanque cheio de pickles. Conservado em salmoura, era despertado cem anos depois, num mundo tão diferente do seu que parece uma realidade à parte.

Eis a premissa de An American Pickle, tão absurda que… só poderia resultar. No entanto, ao contrário do que seria de esperar, este não é um filme sobre um peixe fora de água. Quer dizer, é óbvio que Herschel (Seth Rogen) vai ter um ou outro choque com a realidade (e com o seu neto, o único descendente ainda vivo, que também é interpretado por Seth Rogen), mas esse é um tema que interessa pouco ao realizador Brandon Trost.

O problema é que Brandon Trost também não sabe bem o que quer para An American Pickle, que acaba por ser vários filme num só e que, ao disparar para tanto lado, acaba por não acertar em nenhum alvo. No fundo, An American Pickle deveria ser uma sátira ao sonho americano, rimando-o com toda a actualidade das redes sociais, dos empreendedores, dos influencers e demais jargão de estrangeirismos para o qual, na maioria das vezes, existe uma palavra portuguesa que nunca é usada. An American Pickle deveria ser um Forrest Gump, mas mais cartunesco. No entanto, a leveza com que toca nos assuntos faz com que não seja nem carne nem peixe.

An American Pickle é um filme medroso, sempre num toque e foge constante, de quem tem muito medo de abordar os temas de frente. E isso vai tornando-o cada vez mais levezinho, depois de uma primeira parte com alguma graça (especialmente pela forma como lida com a suspensão da descrença da premissa pouco… realista), até desaparecer pelos ares e nunca mais o vermos. É uma pena desperdiçarmos assim este Cheeseburger, a primeira vez que Seth Rogen faz um filme em que não faz de stoner (e que, por consequência, não é uma comédia stoner).

Título: An American Pickle
Realizador: Brandon Trost
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *