| CRÍTICAS | O Pacote

Quantas piadas é possível com pilas?
Pelos vistos as suficientes para encher hora e meia de um filme como O Pacote, teen movie pateta sobre um grupo de adolescentes com um número de hormonas inversamente proporcional ao de neurónios (Daniel Doheny, Geraldine Viswanathan, Sadie Calvano, Luke Spencer Roberts e Eduardo Franco) que, durante um acampamento, bebe uns copos a mais e um deles corta a própria pila. Os restantes têm agora 24 horas para a encontrar e leva-la de volta ao hospital, para que os médicos a possam coser.

Paralelamente a isto, existem os temas do costume: o bullying, uma paixoneta amorosa latente entre dois deles, uma relação mal-acabada, muita sexualidade e, claro, alguma escatologia. Tudo isto deveria ser igualmente um coming of age, mas raramente isso é abordado como deve ser, já que O Pacote perde-se a meio caminho, no meio de tantas piadas com pila.

E, no entanto, eis algumas surpresas. A primeira é que existem mesmo muitas piadas com pilas, o suficiente para encher hora e meia de filme, e algumas têm relativa graça. Nunca rimos verdadeiramente ao longo do filme, mas há duas vezes em que fazemos um esgar, o que é bem melhor do que a maioria da concorrência. A segunda é que O Pacote nunca tem vergonha de mostrar a pila decepada vezes sem conta e, sejamos sinceros, uma pila decepada tem sempre graça.

Apesar da temática, O Pacote nunca é inconveniente ou ofensivo e, isso sim, é o melhor que temos a apontar. Não vai sair daqui nenhum Oscar, Nobel ou outro prémio qualquer, mas pode sair um serão de fim-de-semana com pizza e ganza que não ofenderá ninguém. Ou então substituem a pizza pelo Double Cheeseburger. E a ganza por erva. Não substituam é por MDMA, porque ver pilas cortadas em ácidos pode ser perturbador.

Título: The Package
Realizador: Jake Szymanski
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *