| CRÍTICAS | History of the Occult

60 minutos para a meia-noite é o título de um programa de jornalismo de investigação, que se prepara para a sua última emissão. Desde que começaram a investigar um estranho caso de um corpo que surgiu morto dentro dum pentagrama (e do bloco de notas que o seu assassino deixou depois de se evaporar no ar(!)), que os patrocinadores se começaram a afastar. Parece sabotagem premeditada, especialmente porque o caso parece estar ligado ao actual Presidente da República argentino. O último episódio promete! Especialmente porque o convidado especial, Marcato (Germán Baudino), pode fazer revelações bombásticas em directo. A Argentina está presa à televisão. E nós também!

Não é que History of the Occult seja apenas um programa de televisão, mas esse estará no centro de todo o filme. Nos intervalos o filme desloca-se para os bastidores, especialmente para a equipa de produção e jornalistas do programa, que seguem atentamente todo o processo. E, num filme com banda-sonora diegética apenas, sempre que é lançado o tema do genérico de 60 minutos para a meia-noite reagimos, qual cão de Pavlov, com impaciência, excitação e algum receio.

History of the Occult lembra um primo afastado de The Vast of Night e uma das razões é esse mesmo sentimento de fascínio que despoleta. Além disso, ao ser ambientado nos anos 80 e filmado a preto e branco, com um formato 4:3, History of the Occult tem também o mesmo efeito de nostalgia, com um toque artesanal que o remete automaticamente para um passado não muito longínquo, em que o cinema de ficção científica e de terror se debruçavam sobre ameaças bem mais reais do que os monstros e criaturas paranormais do cinema de terror da actualidade.

History of the Occult é um filme de terror mascarado de thriller político (uma espécie de lado b de Boa Noite e Boa Sorte), que só começa a desvendar ao que vem quando começamos a perceber que há algo de paranormal naquele caso, que vai até ao presidente argentino e a toda a elite que controla o país (a Humanidade?). Carpenter já o tinha revelado com os seus reptilíneos, em Eles Vivem, mas aqui a coisa envolve bruxaria e magos. E também uma estrutura narrativa que nem sempre é linear.

Tal como The Vast of Night, History of the Occult é também um exercício de estilo, que aqui é levado ainda mais longe, até às últimas consequências. Isto significa que, no final, vai romper mesmo com o formato do ecrã e o preto e branco do mesmo, mergulhando no psicadelismo. Não é radical como Color Out of Space, mas é um McChicken bem interessante para se experienciar. E um daqueles filmes que cresce à medida que será revisto.

Título: Historia de lo Oculto
Realizador: Cristian Ponce
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *