| CRÍTICAS | The Little Tin Man

Peter Dinklage já o tinha mencionado quando explicou porque quase recusou o papel em A Guerra dos Tronos. Em Hollywood, os anões só estão reservados para papéis de anões, elfos ou duendes. Sempre muito bem estereotipados, claro. Afinal de contas, o que esperar de uma indústria que já teve um sub-género do exploitation só com pessoas pequenas?

The Little Tin Man é um filme que se debruça sobre este desafio e o de ser anão numa sociedade tão preconceituosa como a nossa. Além disso, ser-se pequeno é algo que não se consegue esconder, é uma condição permanente, 24 horas por dia e 365 dias por ano, sem direito a feriados ou dias de férias. Aaron Beelner vive-o como pode, enfrentando os olhares e as bocas dos clientes do restaurante da mãe onde trabalha, enquanto que a sua carreira de actor não descola.

Beelner está numa fase da vida decisiva e a realidade choca consigo de frente. Já não vai para novo, nação consegue encontrar namorada e a indústria cinematográfica insiste em só lhe dar papeis pré-formatados de ajudante do Pai Natal. Por isso, encorajado pela sua melhor amiga, Beelner vai dar o grito do Ipiranga e, em vez de ir à expectável audição para mayor da Munchkin Land num futuro remake de O Feiticeiro de Oz, irá faze-lo para o papel do Homem do Lata.

O tema de The Little Tin Man é pertinente e Matthew Perkins save aborda-lo sem ser desrespeitoso ou escatológico e reflectindo sobre uma minoria que habitualmente não tem espaço no grande ecrã (Peter Dinklage é a excepção que confirma a regra). No entanto, The Little Tin Man nunca passa (nem sequer tenta) da escala televisiva, parecendo um episódio alargado de uma sitcom e refugiando-se no humor circunstancial de um The Office.

The Little Tin Man começa bem, mas, aos poucos e poucos, vai mergulhando na relevância, apesar do tema pertinente. É algo para se explorar de futuro com mais competência, porque está aqui um filme em potência. Mas vai ser difícil encontra-lo aqui, dentro desta caixinha do Happy Meal.

Título: The Little Tin Man
Realizador: Matthew Perkins
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *