| CRÍTICAS | White Boy Rick

Detroit, uma das principais cidades dos Estados Unidos, que durante muitos anos foi a Motor City norte-americana, declarou falência em 2013, num processo com tanto de dramático quanto de simbólico. Afinal de contas, de coração da América industrializada a subúrbio decadentes e cheio de problemas sociais foi um pulo tão rápido, quanto radical.

Detroit é então uma personagem fundamental em White Boy Rick, apesar do protagonista ser Rick Wershe Jr. (Richie Merritt), um adolescente que, com apenas 15 anos, era informador do FBI e traficante de armas e drogas. White Boy Rick é assim um biopic sobre esse gangster em potência, que acabou por ser condenado a perpétua com apenas 17 anos, tendo-se tornado no prisioneiro que mais tempo cumpriu pena por um crime não violento. Em Julho último, foi finalmente libertado.

Há então dois filmes em White Boy Rick e um é claramente superior. Curiosamente, o realizador Yann Demange parece sempre preferir o outro. Esse outro é o tal filme de gangsters, uma espécie de Golpada Americana, com Rick Wershe Jr. a fazer jogo-duplo, enquanto se move no mundo do crime e da corrupção de Detroit, onde a polícia também não sai bem da fotografia. Afinal de contas, são eles que o atiram para o tráfego, tirando-lhe depois a rede e deixando-o desamparado.

Mas é sempre um filme de gangsters frouxo. Falta-lhe o ritmo de um Martin Scorsese ou o fôlego de um épico tipo O Padrinho. Em compensação, é um filme bem mais interessante quando se debruça sobre a situação social daquela família, mostrando como o jogo de classes é muito mais determinante para o crime do que qualquer outra razão. No fundo, Rick Wershe Jr. é apenas um miúdo que teve que crescer muito rápido, obrigado a tornar-se num homem que providencia para a sua família a qualquer custo, tendo como referência o pai (Matthew McCounaghey), que tenta manter a família unida a todo o custo, mesmo quando está já mais que desfeita e tudo o que resta são os cacos.

Yann Demange teria muito mais a ganhar ao ir por esse caminho, até porque tem no núcleo familiar de Rick dois pesos pesados, que passam completamente ao lado do filme: Bruce Dern e Piper Laurie. Entre o gangster movie e o drama social, White Boy Rick nunca se decide por um e, no final, o Double Cheeseburger reflecte esse (des)equilíbrio.

Título: White Boy Rick
Realizador: Yann Demange
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *