| CRÍTICAS | Chovem Almôndegas

Faz-me espécie que um filme como Chovem Almôndegas não tenha tido mais sucesso. Mesmo sendo um desenho-animado, não é todos os dias que temos juntos no mesmo filme duas lendas vivas como Bruce Campbell e Mr. T. Especialmente este último, que continua afastado do grande ecrã à espera da reabilitação total. Talvez numa futura sequela de Os Mercenários. Vamos fazer figas para que o Sylvester Stallone esteja a ler isto.

Chovem Almôndegas, adaptado do best-seller homónimo para crianças, é a história de Flint (voz de Bill Hader), um nerd com a mania de que é cientista, mas que na verdade só quer a aprovação do pai (voz de James Caan), um tipo extremamente parecido com o guarda Serôdio e que exprime os seus sentimentos através de metáforas sobre pesca. Flint tem no currículo uma série de invenções falhadas, mas, quando a sua ilhota piscatória entra numa crise alimentar com base na sardinha, inventa algo que vai salvar o futuro de Swallow Falls: uma máquina que transforma água em comida.

Claro que a bonança é sol de pouca dura, já que sabemos que a coisa está condenada ao insucesso e Flint terá que salvar o dia, reabilitando a sua imagem, sacando a miúda no final e, claro, fazendo as pazes com o seu pai. Mas o que realmente interessa aqui é o processo e não a ideia.

Chovem Almôndegas é uma animação bastante estilizada, com um humor algo niilista, lembrando os caóticos Looney Tunes, que encaixa na perfeição com o irrealismo da história. Quer dizer, mesmo sendo um desenho animado, não deixa de ser sobre uma máquina que transforma a água em comida e faz chover cheeseburgers, pizzas e outras iguarias, não é?

Colorido, divertido e original, Chovem Almôndegas é uma agradável surpresa aparte do monopólio actual da Pixar e da Disney, em que só lhe falta uma theme song de alguma banda conhecida para ter todos os ingredientes certos. E o melhor elogio que lhe podemos fazer é que é impossível ver Chovem Almôndegas sem ficar com fome. Só é pena, com toda a comida que chove durante o filme, nunca chover um McRoyal Deluxe.

Título: Cloudy With a Chance of Meatballs
Realizador: Phil Lord & Christopher Miller
Ano: 2009

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *