| CRÍTICAS | The Invitation

Imaginem que a vossa ex-mulher vos convidava para jantar para celebrar qualquer coisa com o seu novo namorado. Vocês iriam? Provavelmente não, não é? Mas Will (Logan Marshall-Green) não é uma pessoa qualquer. E decide ir. Mesmo que não veja a ex-mulher há 2 anos, desde que ela desapareceu com o namorado no México; e mesmo que o jantar seja na casa em que ambos viveram; e mesmo que os dois tenham perdido um filho num acidente trágico(!); e ainda decide levar a sua namorada actual (Emayatzy Corinealdi). Como se isto não bastasse, pelo caminho ainda atropela um coiote. Quantas mais red flags eram necessárias para Will mudar de decisão?

Eden (Tammy Blanchard) e o novo namorado (Michiel Huisman), depois de dois anos a viverem algures no México, dão então um jantar para celebrar qualquer coisa para os antigos amigos. A este grupo juntam-se duas novas pessoas: Sadie (Lindsay Burdge), uma maluquinha alegre que parece saída da Família, de Charles Manson; e Pruitt (John Carroll Lynch), que há de assustar toda a gente com a história do seu passado. Há um sentimento geral de estranheza no ar, que é potenciado pelo ar demasiado feliz dos anfitriões, portas insistentemente trancadas e, claro, pelo trauma recalcado de perda de Will.

The Invitation começa por parecer uma variação de Os Amigos de Alex, sobre amigos que se reencontram anos depois para reavaliarem as suas vidas, mas rapidamente resvala mais para algo como O Homem da Terra, já que há um gato escondido com a cauda de fora algures. Contudo, a realizadora Karyn Kusama tem dificuldade em manter a coisa interessante e misteriosa ao mesmo tempo. Por isso, recorre ao truque mais antigo de todos: o sexo. E atira um par de cenas e alusões sexuais completamente gratuitas para o caldeirão.

Há ainda menções recorrentes a um culto no México, onde os anfitriões e os convidados novos estiveram, e uma cassete de vídeo de alguém a morrer(!) que eles insistem em mostrar(!!). E, como se isto não bastasse, um twist final totalmente desnecessário, que só serve para terminar o filme com um plano bonito. The Invitation é uma curiosa ideia, mas que infla e se esvazia rapidamente em menos de 15 minutos. E adivinhem o que serviram ao jantar: Happy Meals para toda a gente.

Título: The Invitation
Realizador: Karyn Kusama
Ano: 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *