| CRÍTICAS | Nope

Jordan Peele chegou a um momento decisivo na carreira. Depois de dois filmes muito elogiados em que caiu nas palmilhas de toda a gente, mas que o tempo há de lembrar que não são assim tão bons, era altura de provar se é mesmo o melhor realizador de terror da actualidade (I will just not tolerante any John Carpenter slander!!!) ou se é apenas mais um M. Night Shyamalan – realizador muito acarinhado no início, com uma sequência irrepreensível de filmes, mas que a partir daí se limita a replicar gimmicks. E, se há coisa que Jordan Peele é, é um realizador de gimmicks. Nada contra, se por trás houver um filme, claro.

Eis então Nope, o sucesso de Nós, e apesar de muito se falar de Carpenter, a sua grande referência é… Quentin Tarantino. Contra todas as previsões, Peele fez o seu Era Uma Vez… Em Hollywood, um exercício de cinefilia que faz corta e cola da história da sétima arte conferindo-lhe uma nova leitura. Só que enquanto Tarantino o faz por uma questão de justiça poética, Jordan Peele fa-lo numa perspectiva de representatividade, dando visibilidade à América negra, que foi tornada invisível durante décadas pela indústria.

Em Nope, Peele recrua à origem das imagens em movimento (o zoopraxiscópio de Muybridge é anterior ao cinematógrafo dos irmãos Lumière) para reivindicar um papel fundador no cinema para a comunidade negra. E, mais tarde, há de se atirar de cabelo ao Western, essa outra manifestação artística tão norte-americana. O último acto de Nope é uma cauboiada com banda-sonora a condizer. E, pelo meio, há ainda a personagem interpretada por Michael Wincott, que é simultaneamente Werner Herzog e todos os auteurs do mundo, assim como uma espécie de filme dentro do filme, que é uma sitcom dos anos 90 com um macaco.

O espectáculo, tanto a sua perdição como a sua voragem insaciável que tudo abocanha em nome do lucro, é o principal tema de Nope. Mas há mais, muito mais. Tanto mais, que Nope chega a ser uma confusão. Para que serve mesmo a história do macaco? Mas é uma confusão adorável, que nunca enfada e que é sempre enjoyable.

Isso acontece porque, se há coisa que vale a pena sublinhar, é precisamente a forma como o filme recupera a sensação de maravilhamento. Aquele mesmo fascínio que fez de Steven Spielberg o grande criador do cinema de massas. Não admira, portanto, que uma das mil e uma referências de Nope seja Encontros Imediatos de Terceiro Grau. Numa época de drones, em que 9 em cada 10 filmes de Hollywood têm aqueles planos gratuitos vistos lá de cima, Jordan Peele mete-nos a todos a olhar para cima novamente. Há quanto tempo não víamos um contra-picado no grande ecrã? Sim, é Nope quem pôs realmente a olhar para o céu e não Não Olhem Para Cima.

Nope é então um filme sobre uma creature from outer space, que desce dos céus para trazer maravilhamento e destruição. Cá em baixo está Daniel Kaluuya e Keke Palmer (ela é completamente uma personagem dum filme de Tarantino, com os seus diálogos (monólogos?) em cadência metralhadora), os herdeiros de uma quinta que treina cavalos para o cinema. São eles que têm em mãos a demanda de “domar” aquele monstro.

Jordan Peele viaja por outros temas e estilos com grande descontração, utilizando inclusive referências a animes (olá Akira, olá Evangelion) e, nessa sua fome de glutão, acaba por engolir muita gordura que deveria ter ficado na borda do prato (aquele tipo da TMZ que chega de mota cai do céu por não ter unhas). Ao menos ninguém pode acusar o realizador de falta de paixão. Mas ainda não é com este McChicken que consigo concluir se ele é um novo Shyamalan ou não.

Título: Nope
Realizador: Jordan Peele
Ano: 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *