| CRÍTICAS | 10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos

Já vimos isto acontecer vezes sem conta. Ela (Christina Ricci), divorciada e com dois filhos, é adorável e mais ou menos bem resolvida com a sua vida; ele (Hamish Linklater), solteirão inveterado, é um pouco idiota e desajeitado, mas tem algum charme. Os dois têm um blind date, acabam por dormir juntos e vão-se apaixonar ao longo do filme. É a história mais antiga da ficção: boy meets girl. Só que, aqui, há um elemento que é logo colocado na equação de que ninguém estava à espera (nós incluídos): é que, daquela noite, veio um bebé. E agora?

10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos começa como um Antes do Amanhecer, com o seu romantismo casual (no final do primeiro encontro, ela e ele, fascinados pelo que acabara de acontecer, até fazem planos logo para o futuro, com uma lista de 10 coisas a executarem antes de eventualmente terminarem. Mal sabiam eles…), e rapidamente se transforma no Blue Valentine – Só Tu e Eu. É que uma criança, mesmo que ainda só esteja dentro da barriga da mãe, vem mudar muita coisa e obrigar a que outras tantas sejam apressadas. Incluindo os altos e baixos da relação.

Com um arco narrativo que vai dando saltos temporais que nem sempre são perceptíveis de quanto tempo passou, 10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos vai empilhando episódios ao longo da relação daqueles dois, à medida que se vão conhecendo. Enquanto que ela decide se tem o bebé ou não, ambos decidem também ver se a coisa funciona. Além disso, há ainda mais duas crianças na equação, o que é também um elemento muito forte a ter em conta. Especialmente quando ele nunca pegou sequer numa criança. Hamish Linklater podia ser o primo próximo do Hugh Grant, de Era Uma Vez um Rapaz.

10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos é um pequeno (literalmente pequeno, já que são apenas 70 minutos) filme independente, em que Galt Niederhoffer, mais conhecida pelo papel de produtora do que de realizadora, vai contando a história daqueles dois, sem romantizasses nem idealizações. Aliás, o tom é sempre mais melancólico do que entusiasta. E, apesar de alguns momentos felizes, é o drama e o conflito que parece estar sempre a espreitar na próxima esquina.

Talvez por isso o filme dê alguns estações que são tão desnecessários quanto forçados. Hamish Linklater dramatiza demasiado quando nada o faz prever, Christina Ricci coloca-o em causa quando a situação não o pede e a realizadora aborda a questão do aborto de uma forma… inesperadamente masculina. Ao menos, tem o bom senso de não terminar com o habitual final feliz das histórias românticas. É que 10 Coisas a Fazer Antes de Acabarmos é um boy meets girl exactamente como as relações verdadeiras, ou seja, imperfeito. Ou seja, Cheeseburger, mas sem brilho.

Título: 10 Things We Should Do Before We Break Up
Realizador: Galt Niederhoffer
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *