| CRÍTICAS | Farha

Farha não conta tanto a história da pré-adolescente palestiniana que da título ao filme quanto conta uma história bem maior a partir do seu ponto de vista. Em 1948, num processo que ficou conhecido como Nakba, 700 mil palestinianos foram arrancados das suas casas para dar lugar ao primeiro território de Israel. O terror causado na altura deixou marcas, quer na sociedade palestiniana, quer na israelita. Aliás, em Israel, qualquer organismo que assinale os acontecimentos sem ser para os glorificar fica automaticamente sem financiamento público. Há por isso cinemas que correm esse risco se passarem Farha.

Quem parta para este filme sabendo isto poderá pensar que se trata de um retrato histórico de uma ocupação violenta de território. Mas assim não é. E essa é a boa notícia. Acompanhamos uma manhã na vida de Farha, a jovem filha do líder da aldeia cujo sonho é ir para a escola na cidade. Então, de repente, os soldados britânicos retiram e, pouco depois, começa a invasão. 

A maioria da acção do filme passa-se dentro de uma arrecadação de comida onde o pai de Farha a esconde, prometendo voltar em breve. Através de frestas, a jovem vê o seu pátio e, lá, uma atrocidade atrás da outra nuns 45 minutos finais bem duros. A força do filme reside nesta clausura irónica (alguém fechado numa divisão da sua casa como proteção contra um processo que não foi mais do que o desalojamento violento de centenas de milhares).

Joga a favor do filme também o facto de ser uma história que se sabe não ter um desfecho feliz, o que faz com que nunca consigamos muito bem decidir se queremos que Farha consiga fugir. É pena que Darin J. Sallam, a realizadora, não tenha evitado uma série de lugares comuns. Não era necessário retratar a vida daquela aldeia de forma tao idílica, não era necessário que a protagonista fosse uma jovem tão diferente das suas amigas, tão desejosa de estudar e tão crítica das tradições machistas. Farha tem mais de “survival movie” do que deveria e perde-se um pouco por esse lados, mas não deixam de ser 90 minutos bem gastos.

*texto por Diogo Augusto

Título: Farha
Realizador: Darin J. Sallam
Ano: 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *