| CRÍTICAS | Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste

Sidney Lumet andava a morrer aos bocadinhos, quando em 2005 a Academia se lembrou dele para o Óscar honorário. As pessoas aperceberam-se então que o veterano realizador não só estava vivo, como ainda filmava, apesar de já não fazer nada de propriamente relevante há uns bons vinte anos. Contudo, não deixava de ser um dos últimos mestres americanos vivos, proveniente de uma geração que se fez na televisão.

O primeiro filme que Lumet fez após esta reailitação foi Mafioso Quanto Baste, um filme sério com o Vin Diesel, uma opção que só podia mostrar que o homem já estava chéché. Afinal não, Sidney Lumet tinha era uns enormes tomates. Ora basta ver a forma como iniciou este Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste: com uma cena com o Philip Seymour Hoffman todo nu, que nos faz querer furar os olhos com um pau. É certo que também está lá a Marisa Tomei (suspiro) toda nua para contrabalançar, mas não é suficiente.

Com um elenco de luxo, Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste é uma espécie de filme-mosaico contado em regime flashback, sobre dois irmãos (o mais velho (Philip Seymour Hoffman), frio e calculista, e o mais novo (Ethan Hawke), impulsivo e emotivo) que vão assaltar as mais improváveis pessoas, as quais me abstenho de dizer quem são para não estragar a surpresa. Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste é então uma espécie de rip-off do Memento realizado pelo fantasma póstumo do Robert Altman.

No fundo, é só a estrutura que parece isso, porque formalmente é a Quentin Tarantino que faz lembrar por todos os lados, por ser um neo-noir com personagens fortes, situações não muito normais e pela não-linearidade. Aliás, este era um filme ideal para Tarantino. Se Sidney Lumet tivesse posto uma banda-sonora surf, enchesse o argumento de palavrões e inundasse o filme com referências à mais obscura da cultura pop, toda a gente o iria dizer. Mas como Lumet é um realizador respeitável, fê-lo como um senhor. E, portanto, Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste é, oficialmente, o melhor filme de sempre de Quentin Tarantino que não foi feito por ele.

O filme divide-se em duas partes: a primeira, em regime analepse, é um filme de assalto palpitante com direito a uma música digna do mais nostálgico heist movie; e a segunda, em formato prolepse, é um drama familiar, que se transforma numa autêntica tragédia grega, daquelas que o João Canijo tanto gosta de recriar. Tudo isto filmado com a mão de mestre de Lumet, com a prestação brutal de Hoffman e com uns efeitos de edição que não eram vistos desde o Easy Rider, fazem de Antes Que O Diabo Saiba Que Morreste um dos Royale With Cheeses mais subvalorizdos de sempre.

Título: Before The Devil Knows You’re Dead
Realizador: Sidney Lumet
Ano: 2007

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *