| CRÍTICAS | Snowden

snow

Oliver Stone é aquilo que, actualmente, temos de mais parecido aquele cinema de denúncia que marcou a década de 70. No entanto, há vezes que o realizador norte-americano se deixa entusiasmar pela sua agenda e leva-a longe de mais, em prejuízo dos próprios filmes. Por isso, um filme como Snowden tinha tanto para correr bem como para correr mal.

Snowden é, portanto, a história real (e relativamente recente) de Edward Snowden (encarnado por Joseph Gordon-Levitt), o agente da CIA que denunciou o escândalo do sistema de vigilância global das secretas norte-americanas. Um episódio gravíssimo que, por vezes, parece que caiu depressa demais no esquecimento da opinião pública. O filme mostra bem o quão fácil é termos a vida totalmente devassada pelo Governo norte-americano e, talvez, possa fazer com que algumas pessoas comecem a tomar algumas medidas de precaução.

Edward Snowden foi prontamente acusado de traição pelo Governo de Barack Obama, acabando por ficar exilado em Moscovo, onde provavelmente irá morrer, como ouvimos já durante o genérico final, em Snowden. Herói ou traidor? Oliver Stone não tem problema nenhum em tirar um lado e assumir essa tal parcialidade que falávamos no parágrafo inicial. Para o realizador, Snowden é um herói e este filme é a forma de o dizer, sublinhar por baixo e, ao mesmo tempo, denunciar toda a podridão do sistema.

Essa é a parte menos boa de Snowden, onde tudo parece ser reduzido ao simples binómio dos bons e dos maus e em que Edward Snowden faz o percurso entre um e outro, na sua própria via sacra: um republicano convicto, defensor de George W. Bush, que ao ser imbuído de moral, bom-senso e integridade, acaba por ser aproximar dos liberais de esquerda. Não é propriamente um panfleto propagandista, mas Snowden não é nada um biopic imparcial. Nem tem que ser, até porque para isso existe CitizenfourSnowden é apenas um McBacon certinho e direitinho, filmado por Stone com uma estranha obsessão pelos grandes planos, como se isso nos inflasse alguma devassa da privacidade. mcbaconTítulo: Snowden
Realizador: Oliver Stone
Ano: 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *