| CRÍTICAS | Lego Batman: O Filme

O Filme Lego foi (inesperadamente) incrível, mas lá pelo meio quase que se auto-sabotava a si próprio. É que, às tantas, plantava uma sementezinha que poderia muito bem destruir o próprio filme. Essa semente era a personagem do Batman, que em poucas cenas roubava para si todo o filme.

O Filme Lego sobreviveria a isso da melhor forma e ainda aproveitava para capitalizar essa presença fugaz do Cavaleiro das Trevas em versão brinquedo dinamarquês. É que apenas um par de anos depois, o Batman da Lego ganhava o seu próprio filme em nome próprio. E, claro, tinha tudo para correr bem.

O grande trunfo deste Batman é a sua própria personalidade. O Cavaleiro das Trevas é um super-herói playboy, que usa o dinheiro para inventar os gadgets que lhe permitam enfrentar qualquer adversidade. E este Batman da Lego leva isso tudo ao extremo, tornando-o num gabarolas de primeira, que alimenta o seu ego do reconhecimento e da gratidão pública. Basta ver a tagline do filme, de como dá uma cambalhota de 180 graus a um mandamento do Gustavo *argh* Santos: sê sempre tu próprio. A menos que possas ser o Batman. 

Mas todos sabemos que o Batman – ou melhor, Bruce Wayne – tem problemas em manter uma relação, ali com várias coisas recalcadas. Começando logo pelo facto de viver numa mansão gigante, sozinho com o seu mordomo… Por isso, até na versão de desenhos-animados a personalidade do Batman dava um case study para psicólogos e psicanalistas amadores e profissionais.

Lego Batman: O Filme percebe isso muito bem e é ao explorar essas especificidades do herói que ganha pontos para o resto do filme. Aliás, o realizador Chris McKay revela ser um geek do Cavaleiro das Trevas na forma como as referências e os easter eggs ao universo Batman estão por lá. E, por exemplo, a referência ao repelente de tubarões é genial, if you know what i mean.

Lego Batman: O Filme até começa de forma murchinha, parecendo que se vai limitar a repisar todos os clichés do herói solitário encaixado no franchise Lego, mas rapidamente a coisa entra nos eixos e começa a carburar a todo o vapor. O Joker (voz de Zach Galifianakis) tem problemas de insegurança emocional, o comissário Gordon dá lugar à sua filha (Rosario Dawson) e a algum girl power e o Robin (Michael Cera) vem dar bom nome ao Robin, depois de Joel Schumacher e Chris O’Donnell o terem quase desfeito (if you know what I mean).

Depois da trilogia mais negra de Cristopher Nolan, é bom regressar ao Batman lúdico e escapista, mais perto do de Adam West do que do de Tim Burton. Até porque com a overdose de filmes de super-heróis que andamos a levar, já ão há muita paciência para o enésimo filme sisudo e que se leva demasiado a sério com tipos vestidos de licra a lutarem contra seres com super-poderes. Portanto, o McRoyal Deluxe de Lego Batman: O Filme tem também características detox.Título: The LEGO Batman Movie
Realizador: Chris McKay
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *