| CRÍTICAS | Arma Infrutífera

Com o sucesso dos Aonde Pára a Polícia, os filmes-paródia pareciam uma fonte inevitável de sucesso. No entanto, como acontece sempre, Hollywood espremeu a galinha dos ovos de ouro até ao tutano, transformando este sub-género da comédia num dos maiores flagelos recentes da história da sétima arte.

Durante alguns anos, esta foi uma história bonita. O ZAZ style começou a marcar o ritmo, a partir de Aeroplano (vénia encarpada com saída à rectaguarda), depois vieram os Aonde Pára a Polícia a parodiar os policiais em geral e um Ases Pelos Ares inspirado. A sequela deste último marcaria o início do fim de um ciclo de ouro, que teve ainda outros episódios pelo meio. Entre eles, o super-sub-valorizado Arma Infrutífera.

Os responsáveis pelo filme estavam tão confiantes no sucesso de Arma Infrutífera que até puseram no título um 1 e fizeram piadas com o filme seguinte. No entanto, os resultados de bilheteira não foram os esperados e o projecto seguiu direitinho para a gaveta. O que até nem se percebe muito bem, tendo em conta as semelhanças entre este e os filmes do ZAZ style.

Como o título indica, Arma Infrutífera parodia essencialmente os Arma Mortífera, que na altura ainda não era um trilogia. Contudo, não se limita a estes títulos e estica-se a todo o género do buddy movie, seja o Instinto Fatal e a sua famosa cena do descruzar de pernas ou o Assalto ao Arranha-Céus, com cameo incluído de Bruce Willis em modo John McClane. Aliás, os cameos são respeitáveis e dão uma certa credibilidade inesperada ao filme. A Bruce Willis junta-se Charlie Sheen, que ao aparecer junto ao irmão Emilio Estevez antecipa a cena com o pai no Ases Pelos Ares 2, Whoopi Goldberg, Denis Leary ou Jon Lovitz.

A estes junta-se no elenco William Shatner, que, quiçá, procurasse aqui uma carreira tardia na comédia como fizeram Leslie Nielsen, Lloyd Bridges ou Peter Graves, um muito novinho Samuel L. Jackson pré-Quentin Tarantino, o sempre impecável Tim Curry e o já citado Emilio Estevez. É certo que não existe propriamente argumento em Arma Infrutífera, mas o filme não é só o name dropping de nomes famosos e fé em Deus. O humor de Arma Infrutífera tem graça, faz mesmo rir em algumas situações, alternando a paródia, com o absurdo do ZAZ style e o slapstick mais directo.

Infelizmente, o flagelo dos actuais filmes-paródia aliado ao fracasso de bilheteiras atirou Arma Infrutífera para uma posição quase invisível nos rodapés da história da comédia que não merece. Para quem gosta de filmes para rir bem patetas, encontrará aqui um McBacon bem respeitável (dentro do possível, claro).Título: Loaded Weapon
Realizador: Gene Quintano
Ano: 1993

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *