| CRÍTICAS | Glass

No final de Split, que já era um filme bem acima da média da sua filmografia recente, M. Night Shyamalan tinha um golpe de génio. Em mais um twist imprevisível, o realizador fazia um crossover com O Protegido e criava o mais inesperado universo da Sétima Arte.

Por isso, Glass era duplamente ansiado. Primeiro, porque Shyamalan parece ter recuperado a boa forma, que em tempos o transformaram no the next big thing. E depois porque toda a gente queria ver juntos James McAvoy, Bruce Willis e Samuel L. Jackson.

Mas afinal de contas, o que tem em comum McAvoy e as suas 21 múltiplas personalidades (incluindo a meio-animalesca Besta), Bruce Willis e a sua força sobre-humana e Samuel L. Jackson, com a sua perspicácia acima da média? Ora, todos eles têm poderes acima dos níveis da população em geral, o que faz deles super-heróis. Ou será que tudo não passa de uma ilusão de grandeza dos três? Pelo menos, isso é o que acredita Sarah Paulson, que os fecha num hospital psiquiátrico para os tratar.

Shyamalan explora esta duplicidade – e uma certa ideia de predestinação – para reflectir, dissecar e desconstruir a mecânica e os signos da banda-desenhada. E, tendo em conta a omnipresença actual da Marvel e da DC na indústria cinematográfica, isso tem uma certa dose tanto de ironia quanto de pertinência.

Longe vão os tempos em que Shyamalan era apelidado de o novo Hitchcock, mas em Glass o realizador volta a manipular o suspense para nos deixar sempre na expectativa se o que estamos a ver é real ou não. Infelizmente, no fim, o filme decide não deixar nada em aberto além da mais que evidente possibilidade de sequelas futuras. Glass não só responde a todas as questões que vai criando ao longo do filme, como esclarece inclusive aquelas que não coloca. É certo que é melhor do que esperávamos (porque já não confiamos cegamente em Shyamalan, há que confessar), mas o McChicken fá-lo ser o pior desta improvável trilogia.

Título: Glass
Realizador: M. Nighht Shyamalan
Ano: 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *