| CRÍTICAS | Quando Viste o Teu Pai Pela Última Vez

É uma lei da vida: quando somos pequenos, criamos no nosso consciente uma imagem heróica do nosso pai, o qual veneramos e admiramos como um qualquer super-herói invencível. Depois crescemos e começamos a acha-lo insuportável, sempre a melgar-nos a cabeça, primeiro por não prestarmos atenção à escola, depois por não termos prestado atenção suficiente à escola e por aí fora. A psicologia tem uma teoria para isso, um sentimento natural ao Homem em superar o seu pai e tomar o seu lugar como forma de se realizar no futuro.

Blake (Colin Firth) não teve uma adolescência muito feliz no que diz respeito ao pai (Jim Broadbent). Apesar deste ser um homem super-bem-disposto e afável, Blake sempre teve dificuldades em suportar o seu humor, o desencorajamento constante ou a ausência de qualquer palavras de incentivo ou congratulação. Só quando, já muitos anos depois, é detectado um cancro terminal ao pai, é que Blake vai sentir necessidade de reatar com o passado e fazer as pazes com os seus fantasmas. Voltando novamente à psicologia, Blake precisa de resolver a sua relação com o pai de forma a que o resto da sua vida ganhe sentido e paz.

Tanto tempo para falarmos com uma pessoa ao longo da vida e só quando já não podemos é que sentimos necessidade de lhe dizer certas coisas, diz-se às tantas, de forma muito pertinente, em Quando Viste O Teu Pai Pela Última Vez? Perante o apagamento gradual do seu pai na cama do quarto, Blake vai aperceber-se pela primeira vez que nunca lhe tinha dito o quanto o amava. E isso vai corroê-lo por dentro, juntamente com outros fantasmas do passado, como o facto de o seu pai ter sido um mulherengo.

Quando Viste O Teu Pai Pela Última Vez? é o que aconteceria a O Grande Peixe se tivesse sido realizado por uma pessoa normal, uma balada de despedida entre pai e filho, uma pequena pérola comovente e humana. Realizado com a habitual pose britânica, o filme é construído em regime de flashback, em que o realizador Anton Tucker cruza a história no presente com constante episódios do passado, onde Matthew Beard assume o papel do Colin Firth novo e Jim Broadbent brilha num tour de force incrível, carregando às costas o filme com todas as cenas em que aparece.

Quando Viste O Teu Pai Pela Última Vez? toca no coração de forma desarmante, primeiro pela sua simplicidade e honestidade, e depois pela forma como se cola à nossa vida. Aposto que o vai fazer pensar em alguns erros do seu passado. Se não o fizer e se não derramar nenhuma lágrima no final, então detesto ser eu a revelar-lhe, mas você não tem coração. Terá estômago suficiente para este Le Big Mac?

Título: When Did You Last See Your Father?
Realizador: Anton Tucker
Ano: 2007

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *