| CRÍTICAS | Kickboxer – A Retaliação

Ano e meio depois de ter vingado o seu irmão e morto Dave Bautista no mundo das lutas ilegais de Muay Thai na Tailândia, estava Kurt Sloane (Alain Moussi) a chillar em casa depois de mais uma vitória na MMA (contra um tipo chamado Babalu(!)) quando diz à namorada vou tomar banho, espera por mim no carro(!). Mas quando sai da banheira, dois polícia estão à sua espera, acusam-no da morte de um homem há ano e meio atrás e raptam-no directamente para uma prisão em Banguecoque, sem passar pela casa partida e sem receber 10 euros.

Agora, Kurt Sloane tem duas opções: ou aceita lutar contra Mongkut (o The Mountain, de A Guerra dos Tronos), o novo rei do Muay Thai ilegal da Tailândia, cujo treinador foi o melhor aluno de Cambridge(!) e se limita a dar-lhe injecções de adrenalina(!!), porque hey!, as lutas são ilegais e ninguém se importa com o doping(!!!); ou tem que cumprir pena naquela prisão do terceiro mundo. Como Sloane opta pela segunda, Cristopher Lambert (cada vez mais parecido com uma versão genérica do Al Pacino, daquelas que compramos na Wish por 1,99$, portes incluídos) vai a) atiçar-lhe os bandidos e os guardas corruptos e b) raptar-lhe a namorada e fazer (ainda mais) chantagem.

Quando Sloane aceita o combate, vai ter que haver primeiro um período de treino, até porque essa sempre foi a parte principal de todas as sequelas de Golpe de Vingança, incluindo as que ninguém viu. E o primeiro treinador vai ser… Mike Tyson, que está lá dentro também, ajudado por… Ronaldinho Gaúcho. O treino deste último consiste em chutar umas bolas que Sloane tem que agarrar(!), ficando assim habilitado em simultâneo para ganhar ao campeão de Muay Thai da Tailândia e para a baliza do FC Porto.

Claro que é ainda preciso enfiar Jean-Claude Van Damme nesta salgalhada e… adivinhem quem vai entretanto preso. Exacto! E logo para a mesma prisão. Mas há ainda um plot twist: Van Damme continua de Fedora, mas… está cego(!). E porquê? Porque alguém achou que seria um toque com estilo. Provavelmente o mesmo tipo que achou que seria giro ter o Ronaldinho…

Depois há um fast forward até à luta final (ou se calhar fui mesmo eu que passei para a frente). Alain Moussi continua a ter os moves, mas falta-lhe carisma (se bem que aqui há uma tentativa de reforçar os seus níveis de badass, que ele claramente não tem), e The Mountain é apenas um saco de músculos. Em comparação com Bautista, este último torna-se mesmo no melhor lutador do mundo. Por isso, o grande clímax de Kickboxer – A Retaliação são apenas 20 minutos de, risota primeiro, e aborrecimento de seguida. Kickboxer – A Retaliação só não é 100 por cento inútil porque a) serve de mau exemplo e b) tem duas cenas de porrada, em long shot e com boa banda-sonora, que são inesperadamente um regalo à vista. E assim se confecciona uma Hamburga de Choco.

Título: Kickboxer – Retaliation
Realizador: Dimitri Logothetis
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *