| CRÍTICAS | Yesterday

A premissa de Yesterday é daquelas que vale um filme: o que aconteceria ao Mundo se os Beatles não tivessem existido? Danny Boyle pegou nesta ideia para nos mostrar a sua visão do sucedido e, surpresa total! Yesterday não é um filme de terror!

É difícil imaginar um mundo sem a melhor banda de todos os tempos. Mas é isso que acontece depois de um misterioso apagão global de poucos segundos. No entanto, o músico amador Jack Malik (Himesh Patel) continua a lembrar-se de tudo e, apesar de já não haverem mais discos dos Fab Four (nem entradas no google), tem as melodias e as letras quase todas na memória (quem não tem, não é?). Por isso, quando começa a tocar as canções dos Beatles como se fossem suas e se torna no mais bem sucedido da indústria musical, o dilema instala-se: deverá colher todos os louros daquelas canções que não são suas ou deverá simplesmente sentar-se e aproveitar o momento?

A ideia é essa, mas Danny Boyle centra-se sobretudo na comédia romântica, como se tivesse a filmar Hugh Grant em vez de Patel. Isso faz com que Yesterday seja um pastelão bem mais insonso do que a primeira parte do filme faz pensar, confundindo feelgood movie (que Boyle já experimentou com bem mais interesse, em Quem Quer Ser Bilionário?) com filme de domingo à tarde. Muito mais derivativo do que seria desejável, até porque o cinema de anúncio televisivo de Danny Boyle faz com que o filme resvale rapidamente para esses clichés.

Contudo, nem tudo é mau em Yesterday. É que a ideia é realmente boa e, por isso, é impossível que tudo seja dispensável. Há referências com graça e com pertinência (como o facto de também não haver neste mundo sem os Beatles os… Oasis), há o Ed Sheeran a fazer de Ed Sheeran e a não ter medo de gozar consigo próprio (e de gravar uma versão de Hey Dude porque fazia mais sentido do que Hey Jude) e, claro, há as cantigas dos Beatles (se bem que em versões sempre piores, claro). E, no final, apesar de estar lá a mensagem, o mais importante acaba por ficar para segundo lugar: que é inconcebível pensar num mundo sem as canções dos Beatles. É como pensar numa cor nova – é impossível! Um Double Cheeseburger que se alimenta mais das suas boas intenções.

Título: Yesterday
Realizador: Danny Boyle
Ano: 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *