| CRÍTICAS | Divertida-mente

Depois de uma espécie de período de sabático, ocupado com sequelas mais ou menos para picar o ponto e alimentar o apetite voraz da sócia Disney, a Pixar regressou em força com Divertida-mente. Esta é a história do que se passa na mente de uma adolescente (e não só), antropomorfizando as suas emoções em arquétipos muito bem definidos: a felicidade, a tristeza, a fúria, o medo e o nojo.

Divertida-mente é, portanto, a Pixar a arriscar novamente, sem medo de voltar a criar um fantástico mundo novo. Desta vez é um universo colorido e digitalmente irrepreensível, fantasiando o interior da mente humana, como se Freud e Einstein tivessem realizado o Fantasia. E a parte em que os protagonistas passam pela parte do cérebro dedicada ao pensamento abstracto é das melhores coisinhas que a animação nos deu nos últimos anos (ali logo atrás, a morder os calcanhares a Homem-Aranha: No Universo Aranha).

No exterior, Divertida-mente é um teen movie sobre uma adolescente que tem que enfrentar uma mudança de casa e todos os desafios sociais que isso implica. Mas no interior, Divertida-mente é um coming of age inspirador (e inspirado) com uma paleta de emoções bem definida e uma mensagem moral muito Disney (e isto é um elogio, atenção), para toda a família e todas as idades.

Com um equilíbrio mais ou menos perfeito entre humor, drama e aventura, Divertida-mente é o regresso da Pixar à boa forma, abraçando um tema clássico onde é fortíssima: o da família e o do relacionamento humano. Uma categoria de Royale With Cheese!

Título: Inside Out
Realizador: Pete Docter & Ronnie Del Carmen
Ano:
2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *