| CRÍTICAS | On The Rocks

Sofia Coppola anuncia um novo filme com Bill Murray e nós não conseguimos evitar ser invadidos por uma onda de conforto, nostalgia e familiaridade. Afinal de contas, é o regresso a um sítio que bem conhecemos. E mesmo que seja senso comum que não devemos voltar aonde fomos felizes, quem é que consegue resistir a esta proposta?

Desta vez a protagonista é Rashida Jones e Bill Murray é o seu pai, um playboy mulherengo que sempre preferiu mais a boa vida do que as responsabilidades parentais, mas que agora parece estar decidido a compensar essa ausência. Por sua vez, Rashida Jones fica entalada entre dois homens: de um lado o pai, que a teima em levar por aventuras boémias e high Life, e do outro o marido (Marlon Wayans), estranhamente ausente, que parece estar a ter um caso com a assistente ou então está só mesmo assoberbado pelo novo emprego. A dúvida instala-se em Rashida Jones, até porque a imagem masculina do pai que projecta no marido não é propriamente aquela que queria ver.

Obviamente que depois isto ganha um segundo nível de leitura, por Sofia Coppola ser filha de quem é. É impossível não notar em On The Rocks alguns daddy issues, algo que já era notório em Lost in Translation – O Amor é um Lugar Estranho, mas que se desvanecia pela geografia do filme. Aqui a questão é mais assumida e mais central em toda a trama do filme.

No entanto, como já sabemos, não se regressa aonde fomos felizes e On The Rocks acaba por sair derrotado no inevitável jogo de comparações com esse outro título de Sofia Coppola. No entanto, não deixa de ter os seus trunfos e vantagens. É um filme mais informal que Lost in Translation – O Amor é um Lugar Estranho, com um savoir faire bem diferente, ali mais perto dos terrenos neurótico-existencialistas de Woody Allen.

On The Rocks tem Bill Murray a fazer pela enésima vez de Bill Murray, mas há um pormenor importantíssimo que ninguém parece reparar. Ou então é o elefante na sala que ninguém quer ver. É que Sofia Coppola tem a coragem de meter Marlon Wayans a fazer um papel normal e, por momentos, conseguimos não vê-lo a dizer wazzup. Só isso já justificaria o McChicken. Mas On the Rocks tem mais que isso, muito mais.

Título: On The Rocks
Realizador: Sofia Coppola
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *