| LISTAS | As 10 Melhores Séries de 2021 do Diogo Augusto

10º Lugar
Midnight Mass (Netflix)

Mais uma vítima do síndrome de “muita-parra-e-pouca-uva” com muita promessa e bom aspecto, mas uma execução que deixa a desejar. Ainda assim, é entretenimento suficientemente bom para desligar o cérebro e passar o tempo.

9º Lugar
You Don’t Know Me (BBC)

História de amor, gangues e bairros sociais no Sul de Londres. Vale pela economia da história e pelas boas prestações ainda que o mecanismo narrativo (vamos sabendo da história à medida que o protagonista a conta em tribunal numa interminável interpretação) se ponha muitas vezes no caminho da história.

8º Lugar
The Flight Attendant (HBO)

Confesso que o nome da Kaley Cuoco (uma das protagonistas desse flagelo para a humanidade que é A Teoria do Big Bang) me fez adiar durante muito tempo a decisão de ver isto. Mas foi uma agradável surpresa. Uma série vertiginosa e, por vezes, aflitiva e empolgante, não obstante alguns momentos inverosímeis.

7º Lugar
Squid Game (Netflix)

Uma alegoria à selvajaria que é o capitalismo não é propriamente novidade e o modo Battle Royale também não. Mas ultrapassando o exagero da recepção que esta série teve, fica um bom trabalho apesar da pouca originalidade e das (por vezes) fracas capacidades de representação do elenco.

6º Lugar
Inside No 9 (BBC)

Temporada após temporada, esta continua a ser uma das melhores e mais subvalorizadas séries da actualidade. É difícil encontrar melhor escrita por aí.

5º Lugar
Landscapers (HBO)

Uma mini-série sobre um casal inglês acusado de matar e enterrar no quintal os pais dela. Ela vive num mundo na fronteira entre a realidade e o mundo fantasioso de velhos westerns, ele vive alimentando uma ilusão de superioridade intelectual. Uma história simples e bem contada. Às vezes, não é preciso mais.

4º Lugar
The White Lotus (HBO)

Uma agradável surpresa numa história de entranhas e porcaria, num cenário de luxo e extravagância. As personagens vão desfilando e nós vamos oscilando entre o nojo, a raiva, a simpatia e a pena. Algumas partes parecem forçadas, mas talvez a segunda temporada que aí vem resolva esse problema.

3º Lugar
Mare of Easttown (HBO)

A Kate Winslet é uma actriz do caraças. E quando se põe uma actriz do caraças a desempenhar um papel bem escrito, numa história bem pensada e uma boa produção, o resultado só pode ser bom. Há aqui ecos da primeira temporada de True Detective e uma boa indicação do que poderiam ter sido as subsequentes.

2º Lugar
The Beatles: Get Back (Disney+)

Um clássico instantâneo apesar da dispersão de Peter Jackson, que não soube criar uma estrutura narrativa. Mas os Beatles são os Beatles e vê-los assim é um privilégio.

1º Lugar
Scenes from a Marriage
(HBO)

Esqueçam 2021. Esta é das melhores séries dos últimos largos anos. A adaptação da série de Bergman com o mesmo título é uma obra de arte. Oscar Isaac e Jessica Chastain fazem um trabalho sublime à medida que nos vão esventrando a sangue frio. E nós fazemos contas à nossa vida e agradecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *