| CRÍTICAS | Glass Onion – Um Mistérios Knives Out

Atenção Sherlock Holmes e Hercule Poirot, há um novo detective na cidade! Na verdade, Benoit Blanc (Daniel Craig) é uma mistura deles os dois, mas está já aí a disputar o lugar de inspector mais cool da actualidade. Do primeiro herdou o seu poder de dedução acima da média e uma análise psicológica das pessoas praticamente infalível, enquanto que, do segundo, foi buscar o charme e o estilo europeu inconfundível. Benoit Blanc é assim um detective a quem nada passa despercebido e com o melhor guarda-roupa das redondezas.

Depois do sucesso de Knives Out – Todos São Suspeitos, Rian Johnson e Daniel Craig reuniram para uma sequela que, ainda nem sequer tinha sido comprada plea Netflix, e já tinha mais um episódio a caminho. Na verdade, o whodunnit não só tem tido algumas tentativas tímidas de renascimento (até o Poirot renasceu nos últimos anos pela mão do Kenneth Branagh), como é um género que cola bem a estes tempos de plataformas de streaming, com os seus elencos de estrelas que nunca mais acabam e que brilham como nenhum outro nos ecrãs de conteúdo.

Se não viu Knives Out – Todos São Suspeitos, não necessita de se preocupar. É que Glass Onion – Um Mistério Knives Out é um episódio completamente independente do nosso novo detective favorito. Desta vez, Benoit Blanc vai ser convidado por um empreendedor excêntrico e de sucesso (Edward Norton) para um fim-de-semana na sua ilha privada na Grécia, para jogar um jogo de Cluedo. Os outros convidados são os amigos próximos de Edward Norton (Kate Hudson, Dave Bautista, Leslie Odom Jr., Janelle Monáe e Kathryn Hahn), que têm algo em comum: todos têm um motivo para odiar Norton e querer vê-lo realmente morto. Por isso, convidar este grupo de pessoas para o seu assassinato fictício é como dar-lhes uma arma num quarto escuro.

Benoit Blanc vai assim mergulhar desta vez num universo de empreendedores e start-ups, influenciadores, novo-riquismo, tretas new-age e muita hipocrisia. Há quem veja no filme uma paródia a Elon Musk, esse bufão endeusado por tantos que encarna tudo o que está mal no mundo de hoje, mas a verdade é que o capuz enfia a muito boa gente. No final, Rian Johnson esfrega-nos na casa a sua mensagem: eat the rich! E ainda fica outra a flutuar nas entrelinhas, para todos aqueles que se indignam com estátuas derrubadas ou com balões de tinta em quadros nos museus, mas que assobiam para o lado e deixam passar o racismo sistémico das instituições do Estado ou a destruição do mundo em que vivemos. É que Glass Onion – Um Mistério Knives Out lembra-nos que a Mona Lisa (e aqui pode ser outra obra de arte qualquer) é só uma pintura numa parede e só tem o valor que tem porque um sistema capitalista estrutural que deu esse valor. Comam os ricos e queimem as obras de arte!

Glass Onion – Um Mistério Knives Out é tudo aquilo que Amesterdão queria ter sido e não conseguiu. Apesar de um elenco vasto, Rian Johnson não se limita a uma óptica de acumulação e de sobreposição de tramas, twists e truques. As personagens existem, os diálogos têm graça, os gags funcionam, há pormenores deliciosos, Edward Norton está impecável e, apesar dos twists e contra-twists, Glass Onion – Um Mistério Knives Out consegue sempre manter-nos agarrados ao que se está a passar. E Johnson ainda se diverte a quebrar alguns códigos do género. Tal como no anterior Knives Out – Todos São Suspeitos, não tem pudor em revelar o crime a meio caminho; e aqui é Janelle Monáe a assumir o papel que Ana de Armas tinha no episódio anterior, retirando do detective todos os focos e atenção.

Rian Johnson não só tem noção de ritmo e de espectáculo, como tem também um savor faire que se constrói com uma dieta apertada dos clássicos. Não é que isso nos surpreenda, Johnson já nos deu provas suficientes de que trata o cinema de género por tu (lembram-se do que ele fez com o noir e o teen movie nessa obra-prima que é o Brick?). No entanto, quão de bom gosto é ter um cameo do Stephen Sondheim num filme como este? Só por isso – e por nos fazer querer ir rever A Charada da MorteGlass Onion – Um Mistério Knives já merece o McBacon.

Título: Glass Onion – A Knives Out Mistery
Realizador: Rian Johnson
Ano: 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *