| CRÍTICAS | Lendas de Paixão

Lendas de Paixão (óptimo exercício de criatividade na tradução do título original para o português (pausa para todos vocês se rirem)) é um filme ambientado no norte dos Estados Unidos, na montanhosa Montana, que começa nos 1900 e vai terminar exactamente em 1963. Por isso, percebemos logo ao que vamos: um épico de grande fôlego, que atravessa 6 décadas na vida da família Ludlow, mas também da história do próprio país. É, portanto, uma história sobre o tempo e como as vidas se interligam e as nossas acções e decisões influenciam todas as outras que vêm a seguir, numa espécie de efeito borboleta

Comecemos então por conhecer os Ludlow. O pai é o coronel William Ludlow (óptimo Anthony Hopkins, como sempre aliás, mesmo quando tem um enfarte e abusa das caretas e do coxear falso), um medalhado oficial que abandona o exército desencantado com a instituição e constrói um rancho no Montana com a ajuda do fiel amigo nativo-americano, Pet (Tantoo Cardinal) – é precisamente ele que vai ser o narrador desta história. A mulher, pouco dada ao tempo agreste do Montana, decide voltar para a cidade e Ludlow é quem cria os três filhos: Tristan (Brad Pitt), um espírito livre que cresce quase como um índio e que, anos antes de Leonardo DiCaprio, luta com um urso num episódio que marcará o resto da sua vida; Alfred (Aidan Quinn), o responsável filho do meio; e Samuel (Henry Thomas), o mais novo e, por isso, o protegido da família.

Contudo, o que vai alterar de forma decisiva as dinâmicas daquela família é a chegada à casa de uma mulher. Susannah (Julia Ormond) vai visitar e conhecer os Ludlow depois de ficar noiva de Samuel e nunca mais há de abandonar o Montana. Por diversas razões. E, cada um à sua maneira, vai desenvolver relações de proximidade (if you know what I mean) com cada um dos irmãos, influenciando decisivamente as relações entre a família. Claro que nada disto acontece isoladamente e tudo faz parte de um jogo muito maior de acontecimentos universais, que fizeram parte da primeira metade do século XX na América do Norte.

Contudo, não podemos dizer que seja propriamente um argumento muito imaginativo. É que Lendas de Paixão não pede licença para abusar das coincidências para fazer avançar um argumento, que usa como combustível o melodrama e a tragédia em pudor. É mais um folhetim do que um épico, por vezes, em que o realizador Edward Zwick gosta de realçar as partes melodramáticas. Nunca chega à faca e alguidar, mas anda lá perto muitas vezes. Seja como for, é dessa grandeza que estes enormes frescos da América assinados por Hollywood são feitos. Só admira é que não surja um desde o Cold Mountain, já que sempre foi uma tradição muito específica do cinema norte-americano.

Lendas de Paixão irá dar ainda um pulo à Primeira Guerra Mundial, nas trincheiras de França, já que os três irmãos se irão alistar no exército britânico depois de um arrebatamento patriótico (e onde Brad Pitt irá transformar-se em action hero sanguinário, matando toda a gente com uma faca); Brad Pitt terá também oportunidade de viajar pelo mundo, numa aventura antropologia até à Guiana ou algo parecido; explorará também a proibição do álcool que marcou um período do país; e terá ainda laivos políticos, se bem que sempre por alto, muito alto, quando Alfred entrar na corrida ao Congresso. Contudo, nada disso interessa mais do que as relações entre os manos e Susannah e entre Tristan e as restantes personagens. Afinal de contas, é este último a personagem principal do filme e figura pivotal sobre a qual giram todas as outras.

Por tudo isso, Lendas de Paixão é um filme que se vê de rajada, apesar da sua longa duração, já que tem condimentos para todos os gostos, despertando diferentes tipos de emoções e sentimentos. Não quer dizer que não abuse da xaropada e se perca muitas vezes n tearjerker despropositado. Contudo, as interpretações sólidas dos seus actores, uma sólida reconstituição de época e uma realização certinha e honesta constroem um dos últimos grandes épicos de Hollywood. Pode não parecer, mas o Double Cheeseburger é uma conquista saborosa.

Titulo: Legends of the Fall
Realizador: Edward Zwick
Ano: 1994

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *