| CRÍTICAS | Mixed By Erry

Quem cresceu nos anos 80 certamente que cresceu com elas. As cassetes foram um aliado de peso para a educação musical dos adolescentes dos eighties, mais acessíveis e portáteis do que o disco de vinil. E depois veio todo o mercado das cassetes pirata. Hoje em dia ainda se encontram pontualmente bancas de música nas feiras e mercados que vendem essas edições não-oficiais dos álbuns de sucesso, mas nos anos 80 elas eram omnipresentes. Haviam ene editoras pirata e milhões de cópias foram vendidas. Uma rápida pesquisa no Google mostra que, em 1983, 90 por cento das cassetes vendidas em Portugal eram contrafeitas.

O que poucos sabiam até agora é que o mercado da cassete pirata teve origem em Itália. Digo “até agora” porque acaba de estrear na Netflix Mixed by Erry, o filme italiano que conta como Erry (Luigi D’Oriano), melómano acérrimo e aspirante a DJ, construiu um império de milhões com os irmãos, que acabaria por o levar para a prisão já nos anos 90, depois de se tornar no Pablo Escobar da música.

Erry não só vinha de Nápoles. território italiano em que a vida de fora-da-lei é quase uma obrigatoriedade -, como também de uma família de fura-vidas. O pai martelava garrafas de uísque que depois vendia a turistas na Praça Garibaldi, em Milão. Por isso, foi com alguma naturalidade que Erry e os irmãos começaram a vender as mixtapes que o primeiro fazia, construindo um império com a ajuda dos mafiosos e contrabandistas locais. E o melhor de tudo é que o risco era diminuto, porque sejamos realistas… comparado com traficar cigarros ou droga, o que significa mesmo vender cassetes gravadas?

Mixed by Erry conta essa história de forma descontraída e bem disposta, seguindo aquele formato pop que este ano já nos deus BlackBerry ou Pinball – The Man Who Saved the Game. Mais do que ir a fundo nos assuntos ou and personagens, o realizador Sydney Sibiliatenta antes capitar o ambiente napolitano (que faz o caos felliniano parecer sempre um final de tarde tranquilo) e o espírito da época. Há muitos sintetizadores na banda-sonora, maus penteados e muitas conversas sobre os novos românticos (Spandau Ballet, Tears For Fears, etc.), com um certo espírito feelgood a unir tudo isto.

No final, Mixed by Erry sai dessa empreitada vencedor, especialmente pelo caricato da história. E a verdade é que a origem da cassete pirata merecia ser contada. E não vai encontrar uma outra versão melhor do que este McChicken, incluindo as contrafeitas da Feira de Carcavelos.

Título: Mixed by Erry
Realizador: Sydney Sibilia
Ano: 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *