Um actor (neste caso são dois) e um carro.
É esta a fórmula simples, mas não original de Daddio, um filme que começou por ser uma ideia para uma peça de teatro. Há vimos o mesmo modelo em Cosmopolis e, especialmente, em Locke, filmes de actores passados inteiramente (ou quase) no interior de automóveis e que, por isso, têm na palavra falada um elemento fundamental.
Os diálogos são então a ferramenta que, simultaneamente, faz o filme avançar e nos mantém interessados. E, apesar dos actores falarem de uma forma mais literária do que coloquial, estes são suficientemente vem escritos para serem eficazes q.b.. Também a realização da estreante Christy Hall é um pouca mais inteligente do que o simples campo e contra-campo, criando ambiente e tirando partido da cidade que vai passando lá fora, reflectida nos vidros do carro e nos rostos dos actores, sempre de form muito estilizada.
Quando ao filme em si, a sinopse não podia ser mais simples. Dakota Johnson acaba de aterrar no aeroporto e apanha um táxi directa a casa. Parece cansada e pouco disposta a grandes conversas. Por sua vez, o taxista (Sean Penn) é daqueles que gosta de tagarelar (não gostam todos?). E o que começa por ser simples conversa de conveniência, sobre a desmaterialização do dinheiro, vai evoluindo, os dois personagens vão ganhando confiança e empatia e, à medida que baixam as guardas, vão revelando mais e mais sobre si próprios.
Daddio é um excelente exercício de dramaturgia. Por exemplo, a forma como o argumento vai estampado aos poucos o motivo da viagem de avião de Dakota Johnson é fundamental para tirarmos a radiografia ao resto. Também há as mensagens do seu namorado (ou melhor, amante), que vão pingando de vez em quando no seu telemóvel e que servem simultaneamente para fazer o filme avançar e completar o retrato daquela jovem mulher.
No final, Daddio acaba por se revelar um reflexão sobre daddy issues, que se reflectem em três frentes: na forma como a relação com o pai deixou marcas traumáticas em Dakota Johnson, apesar de ser uma jovem forte e independente; na forma como começou um relacionamento com um homem casado (e que lhe manda dick pics e mensagens onde diz coisas como I need your pink); e na forma como, contra todas as expectativas, constrói uma relação de confiança com o motorista do táxi. Sem ser um filme propriamente memorável, Daddio é um McCkicken recomendável.
Título: Daddio
Realizador: Christy Hall
Ano: 2024