Desde que o Ike Turner escreveu o Rocket 88, o Elvis bamboleou a pélvis na televisão nacional ou o Jimi Hendrix queimou em palco aquilo que mais amava que o rock’n’roll salva vidas diariamente. Já dizia esse grande poeta nacional que é o Rui Veloso (que critica o hip-hop por ser misógino, mas depois toca blues(!)) que se não fosse o rock’n’roll o que seria de mim?.
nota – o adjectivo ao Rui Veloso é irónico; o pai do rock português é um tipo odiável
Dinner in America é uma história dos subúrbios norte-americanos que prova pela enésima vez isso mesmo, salvando a vida de dois jovens que, à vista desarmada, não poderiam ser mais diferentes, mas que lá no fundo são almas gémeas. Ele é Simon (Kyle Callner), um punk-rocker que vive nas ruas, dormindo onde calha e sacando uns trocos a traficar droga (uma espécie de primo de Hesher Esteve Aqui, com o mesmo apetite pela destruição); ela é Patty (Emily Skeggs), uma geek meio… especial, vítima de bullying na escola (e em casa), com uma família disfuncional.
Os dois vão-se conhecer após uma sucessão de acasos e coincidências e vão acabar por encontrar a sua própria salvação um no outro. A música punk é o que os aproxima e, ao mesmo tempo, os redime. Fosse antes uma road trip e Dinner in America seria uma versão (ainda mais) punk de The End of the F***ing World. Dinner in America é um coming of age niilista e não é de admirar que muitos de nós nos revejamos naqueles dois, mesmo que a nossa adolescência tenha sido mais funcional.
O realizador Adam Rehmeier tenta provar ao mundo que ainda existe cinema independente, daquele que havia antes de se tornar ele próprio num género formatado em Hollywood e a verdade é que, num ou outro breve momento, quase que nos consegue convencer disso. Dinner in America faz lembrar aqueles filmes indie sobre pares desajustados, tipo o Juno, mas visto através de uns óculos disformes de punk rock, rebeldia e teenage angst. No final, termina tudo com uma cantiga composta pelo casal de heróis que é bem catita e nos faz gostar ainda mais deste McBacon – a cantiga é esta.
Título: Dinner in America
Realizador: Adam Rehmeier
Ano: 2020