Depois do fenómeno O Project Blair Witch era expectável que começassem a chover filmes de found footage. E, no entanto, foi preciso esperar quase uma década até surgir [REC] e a coisa começar a ganhar algum embalo. Mas mesmo assim continuam a ser poucos os que são realmente filmes de found footage. É que a maioria não consegue manter o conceito, com demasiadas cenas editadas e falseadas, sem um mínimo de esforço.
Butterfly Kisses é um filme independente que procurou recriar o fenómeno O Projecto Blair Witch, criando uma campanha online viral que nos pretendia convencer a todos de que este é um filme com imagens encontradas 100 por cento reais. Estas são as cassetes mini-dv de uma antiga estudante de cinema, que andava a fazer um documentário sobre uma antiga lenda de folclore local, até a ter captado em câmara e acabar por desaparecer.
Esse mito urbano é o do Peeping Tom – por vezes também chamado de Blink Man -, uma criatura que surge ao fundo de um túnel depois de alguém passar 1 hora a olhar lá para dentro sem pestanejar. Depois, sempre que pisca os olhos, ele aproxima-se um bocadinho, até nos matar. Claro que ninguém consegue estar sem pestanejar 1 hora, mas uma câmara de filmar é uma extensão do nosso olhar e, portanto, quando esta filma interruptamente o túnel, ele acaba por aparecer. E sempre que ligar a câmara ele vai estar mais perto. Cada vez mais perto. É um conceito giro e até cinematograficamente poético.
Mas Butterfly Kisses tem muito mais camadas do que isso. É que o tipo que encontra as cassetes e que também é ele um jovem aspirante a cineasta, decide não só tentar descobrir o que aconteceu à estudante que registou as imagens originais do filme, como também a montar os brutos para lançar o seu filme. E é aí que começa a desenhar-se outro dilema. É que Seth Adam Kallick não quer fazer um filme de terror found footage sensacionalista, mas antes um filme sério de autor, como o bom aluno de cinema que é.
Seguimos então a sua demanda em tentar resolver estes dois mistérios, se bem que Kallick é demasiado irritante para desenvolvermos qualquer laço de empatia com ele. Por isso, estamos mais interessados em ver onde é que a história com o monstro Peeping Tom vai parar. Esta demora a acontecer e, claro, vai acontecer exactamente aquilo de que estamos à espera, mas Butterfly Kisses é mais do que um simples found footage movie, é ambicioso e original. E isso merece o nosso respeito e um Cheeseburger.
Título: Butterfly Kisses
Realizador: Erik Kristopher Myers
Ano: 2018