
Há um certo cinema britânico que está a chegar ao fim de ciclo e que precisa ser um pouco mais celebrado. Afinal de contas, Ken Loach está com 89 anos e, há dois anos, anunciou que O Último Pub seria o seu último trabalho. E Mike Leigh, de quem acaba de estrear Verdades Difíceis, está com 82. Quando estes dois desaparecerem, sobra-nos Danny Boyle, valha-me Nossa Senhora.
Em Verdades Difíceis, Mike Leigh volta a reunir-se com Marianne Jean-Baptiste (e Michele Austin), quase 30 anos depois de Segredos e Mentiras, talvez o mais celebrado filme do britânico. E, apesar de uma escala menor, há pontos de contacto entre ambos os filmes, nomeadamente na tradição do kitchen sink drama. Contudo, reduzir Verdades Difíceis ao rótulo de realismo social é extremamente redutor (tal como sempre foi colocar Mike Leigh nessa gaveta), já que este seu filme é uma espécie de mini-tragicomédia e uma reflexão sobre a condição humana.

Marianne Jean-Baptiste é o centro de Verdades Difíceis, a matriarca de uma família de classe média britânica, que personifica em si todos os rabugentos de décadas e décadas de tradição das sitcoms televisivas: o Pierce Hawthorne de Chave Chase, o Archie Bunker de Tudo em Família e toda aqueles neuróticos judeus, de Woody Allen a Larry David. Ela é uma queixinhas inveterada, seja porque o marido só pensa em trabalho, o filho com 22 anos parece não ter perspectivas de futuro ou porque a irmã não lhe liga o suficiente, arranjando problemas constantemente com toda a gente.
Verdades Difíceis é assim uma espécie de pequena comédia, dividida em episódios que são quase sketchs, há medida que vai enegrecendo sem darmos propriamente por isso. É que o filme de Mike Leigh não tem a bidimensionalidade de uma dessas sitcoms televisivas e, por isso, a coisa há de ganhar profundidade e gravitas. O momento-charneira vai ser uma ida ao cemitério das irmãs Jean-Baptiste e Austin para visitar a campa da mãe, que não vai levar a nenhuma redenção propriamente dita, mas que vai permitir, pela primeira vez, falar sobre coisas sérias pela primeira vez.
Verdades Difíceis é ainda um retrato da comunidade negra inglesa feita por um realizador branco velhinho, mas com tamanha honestidade que o tornam legítimo. Por isso, a grande referência para o filme será aquela antologia que Steve McQueen fez para a BBC e a Amazon, Small Axe, que será o seu elogio. Isso e o McBacon que leva daqui, obviamente.

Título: Hard Truths
Realizador: Mike Leigh
Ano: 2024